Compliance e Integridade

Ser ético e atuar de forma transparente nos negócios

Nosso Compromisso

Nós, do Grupo Andrade Gutierrez, conduzimos negócios seguindo padrões éticos. Adotamos valores e princípios que ao longo do tempo evoluíram para o que chamamos hoje de Cultura AG. Nossas ações de Compliance e Integridade são um desdobramento desses preceitos, que queremos difundir ainda mais.

Comprometidos com essas ações, divulgamos o Código de Ética e Conduta, estabelecemos políticas e procedimentos, avaliamos os riscos do negócio e promovemos um relacionamento ético com clientes e fornecedores. Estudamos a reputação e a situação administrativa e financeira dos nossos parceiros antes de assinar contratos. Entendemos que uma empresa é construída por suas pessoas, pelas relações entre elas e pela interação de

todos com a sociedade. Estamos convencidos de que devemos conquistar mercados não apenas por conta de nossa competência, mas fundamentalmente por nossos valores éticos. E não é só isso. Acreditamos que é nossa obrigação como cidadãos estarmos alinhados com princípios que fortaleçam a transparência e a ética, colaborando para uma sociedade cada vez mais justa.

Reforçamos diariamente esse compromisso, para que todos os envolvidos nas operações do Grupo Andrade Gutierrez pelo mundo sigam juntos esses mesmos princípios.   

Conselho de Administração do Grupo AG

As ações de Compliance e Integridade têm como base o compromisso da liderança, o treinamento e a comunicação com todos os públicos da empresa

Estão estruturadas em dois eixos de atuação: prevenção e monitoramento

Comitê de ética Equipe de Compliance

Prevenção

Conjunto de ações que tem por objetivo a mitigação de riscos empresariais

  • Código de Ética e Conduta
    É o instrumento que guia a conduta ética do Grupo AG, aplicável a todos os colaboradores e parceiros. Assegura a manutenção de um ambiente de negócios ético, transparente e aderente à legislação vigente nos mercados em que a AG atua.
  • Políticas e Procedimentos
    São documentos que estabelecem regras para diversos processos e áreas de negócio da AG. Entre elas, a Norma de Relacionamento com o Poder Público, a de Segurança da Informação e a de Relacionamento com Fornecedores.
  • Controles Internos
    São instrumentos e procedimentos que buscam detectar e prevenir riscos, bem como trazer segurança empresarial. Como exemplo, o estabelecimento de alçadas para autorização de pagamentos e o sistema de aprovação de transações.
  • Avaliação de Riscos
    É o mapeamento e a gestão dos riscos empresariais, que orientam as ações de Compliance e Integridade. A revisão constante desse processo contribui para a evolução dessas ações.
  • Avaliação de Fornecedores
    É o processo de avaliação dos nossos fornecedores e parceiros com o objetivo de conhecer seus aspectos financeiros e operacionais, além de fatores como Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança, Responsabilidade Social e Compliance. Essa atividade é fundamental para garantir a sustentabilidade dos nossos negócios.
  • Gestão de Requisitos Legais
    Trata-se do mapeamento e da gestão dos requisitos legais aplicáveis a cada uma das unidades AG. A gestão é realizada por meio de sistema informatizado, no qual são gerados indicadores de acompanhamento e realizadas auditorias de conformidade.
  • Instrumentos Contratuais
    Os contratos firmados com fornecedores têm uma cláusula contratual nomeada “Política de Integridade”, que trata de questões sobre leis anticorrupção e melhores práticas de conduta ética. Também está prevista a suspensão do contrato caso a cláusula seja desrespeitada.
  • Agentes de Compliance
    São colaboradores de diversas áreas de negócio da AG que, além de suas atividades ordinárias, desempenham o papel de multiplicar as ações de compliance e prezar pela manutenção da cultura de ética, integridade e transparência.

Monitoramento

Conjunto de ações que tem por objetivo detectar possíveis falhas ou descumprimento das políticas

  • Canal Confidencial
    É o canal de comunicação para o recebimento de reclamações ou denúncias de violações ao Código de Ética e Conduta. Operado por uma empresa independente, o canal pode ser acessado por qualquer pessoa através do site da Andrade Gutierrez ou por telefone, sendo assegurado o anonimato.
  • Medidas Disciplinares
    São aplicadas nos casos de violações ao Código de Ética e Conduta e a políticas internas, de acordo com a sua gravidade. O Comitê de Ética é o responsável por recomendar a aplicação das medidas disciplinares.
  • Tratamento de Incidentes
    É a apuração e a resolução de todas as denúncias recebidas pelo canal confidencial. O processo envolve todas as áreas corporativas e o Comitê de Ética, procurando garantir um ambiente de negócios transparente e ético.
  • Monitoramento Contínuo de Transações
    É um mecanismo de monitoramento constante de todo o Programa de Compliance e Integridade, feito com base em estudos de combate à lavagem de dinheiro e à corrupção. São avaliações e testes mensais em bases de dados contábeis, financeiros e de suprimentos, com o objetivo de identificar os chamados red flags, ou sinais e indicadores de suspeitas.
  • Auditoria
    São mecanismos que previnem, detectam e recomendam correções no caso de violações às diretrizes empresariais, podendo elas ser internas, de instituições financeiras ou de órgãos parceiros.

Compromisso da liderança É o comprometimento da liderança AG em apoiar o desenvolvimento e a divulgação das ações de Compliance e Integridade.

Treinamento e Comunicação São workshops, treinamentos presenciais e eletrônicos e campanhas de sensibilização para todos os públicos de relacionamento da AG sobre as ações de Compliance e Integridade. Nessas atividades, são divulgados o Código de Ética e Conduta e a Norma de Relacionamento com o Poder Público, entre outras diretrizes.

RELATÓRIO DE COMPLIANCE E INTEGRIDADE

O Relatório apresenta as principais ações desenvolvidas pela Andrade Gutierrez relacionadas à Compliance e Integridade.

Essas ações foram baseadas na análise de perfil da companhia, considerando os setores de mercado em que atua, a estrutura organizacional, os riscos inerentes ao seu negócio e a integração com a sociedade.

É por meio da sua atuação que a AG estabelece uma conduta ética no seu dia a dia, fortalecendo a governança, a integridade, a competência, a eficiência e a competitividade, de modo a preservar sua sustentabilidade e perenidade.

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA

A Andrade Gutierrez tem princípios sólidos que são a base da Cultura AG. Promover a ética é desdobramento fundamental desses princípios e foi o que nos trouxe até aqui em mais de 68 anos de atuação.

Com base nisso, o Código de Ética e Conduta AG foi criado para que todos os funcionários e parceiros sigam juntos e em harmonia. Os dispositivos constantes nele, portanto, demonstram que esperamos conquistar clientes não apenas por conta de nossa competência técnica, mas fundamentalmente por nossos valores éticos.

Navegue pelo documento para conhecer melhor as práticas e ideais que nos movem.



Norma de Relacionamento com o Poder Público

A AG está comprometida com a conformidade da sua atuação e com a prevenção, o monitoramento e a apuração de qualquer desvio às suas diretrizes, com o objetivo de criar um ambiente de negócios mais justo e eficiente nos mercados em que atua.

Para isso conta também com a Norma de Relacionamento com o Poder Público, que tem o propósito de suplementar o Código de Ética e Conduta AG e estabelecer diretrizes que devem guiar a conduta ética dos colaboradores e parceiros no relacionamento com o poder público e com agentes públicos, brasileiros ou estrangeiros.

FALE CONOSCO

Qualquer pessoa pode se comunicar com o Grupo AG para fazer reclamações e denúncias que violem o Código de Ética e Conduta

O serviço está disponível na intranet dos funcionários, no site institucional AG e por meio de telefone. É operado por uma empresa terceirizada especializada e independente. O contato pode ser anônimo, se preferir, e é sempre confidencial, assegurando que não haverá qualquer tipo de retaliação. As ligações são gratuitas, sendo que o número +55 11 2739 4520 aceita chamadas a cobrar.
Clique aqui e acesse o Fale Conosco.

  • 0800 721 0766
  • 01800 913 6744
  • 0800 721 0766
  • 0800 55590
  • +55 11 2739 4520

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VÍDEOS

Confira os vídeos de Compliance e Integridade da AG



PERGUNTAS FREQUENTES

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O que é o Código de Ética e a quem ele se aplica?

O Código de Ética é um desdobramento dos Princípios AG, contendo detalhes de nossos princípios éticos aplicáveis aos nossos colaboradores, fornecedores e parceiros.

Por que o Código de Ética é importante?

Ele é importante para assegurar que nossos colaboradores, fornecedores e parceiros conheçam, pratiquem e defendam nossos princípios éticos.

O que é compliance?

Compliance corresponde ao conjunto de práticas e comportamentos que objetivam manter a empresa aderente às leis e às suas normas e procedimentos, estabelecendo uma conduta ética em todas as suas esferas de...

O canal de comunicação Fale Conosco garante o anonimato?

Sim. O Fale Conosco é um canal confidencial e todas as pessoas que o utilizarem terão a possibilidade de fazê-lo de forma anônima, estando protegidas de qualquer retaliação.

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